Prezados pais e responsáveis,
Conforme amplamente divulgado nos meios de comunicação, uma lei federal e uma estadual entraram em vigor em 2025, proibindo o uso de dispositivos eletrônicos (celulares, tablets, smartwatches, entre outros) nas escolas da Educação Básica. Estudos mostram que o uso excessivo desses dispositivos está relacionado a problemas de saúde mental, como dependência digital, ansiedade e depressão. Além disso, o uso descontrolado de redes sociais e jogos eletrônicos pode fomentar comportamentos viciantes, prejudicar o desempenho escolar, incentivar o cyberbullying e desorganizar as rotinas escolares, impactando negativamente o aprendizado e as relações interpessoais.
Dessa forma, os aparelhos eletrônicos não poderão ser usados durante todo o período de permanência na Etec. As exceções são o uso pedagógico, autorizado pelo professor, e os casos de estudantes com necessidades específicas, que utilizam aplicativos para ter acesso a tecnologias assistivas. Caso o aluno necessite contatar a família durante o período de aulas, teremos um telefone à disposição para essa finalidade.
Importante destacar que a unidade orientará os estudantes quanto à guarda do(s) aparelho(s) eletrônico(s) durante o período em que permanecerem na escola.
É fundamental conscientizarmos os jovens sobre a importância de deixarem o celular de lado e se concentrarem nas aulas e nos relacionamentos que a escola proporciona. Para isso, estamos iniciando uma campanha de conscientização e sua participação é muito importante! Pedimos que converse sobre esse assunto com seu filho ou com o jovem que está sob a sua responsabilidade. E, caso perceba que ele está enfrentando muita dificuldade para aderir a essas medidas, procure o orientador educacional da Etec e ajuda profissional.
Estamos confiantes de que, com a colaboração de todos, a escola sempre será um lugar interessante e atrativo para os jovens.
https://www.cps.sp.gov.br/conscientizacao-sobre-uso-de-celulares-nas-escolas/